Considerações para declarar uma proposta abandonada - considerar-abandono-propuesta

Informação geral

Español
04/02/2024
Implementada
100 %.

Tomas Lynch - Versão [1, 2]
Em discussão
07/02/2024 - 08/05/2024
Primeiro consenso
08/05/2024 - 22/05/2024
Últimos comentários
22/05/2024 - 19/06/2024
Segundo consenso
19/06/2024 - 26/06/2024
Ratificação da diretoria
21/06/2024
Ratificada
10/07/2024
Implementada
11/07/2024

Notas públicas da equipe de LACNIC para esta versão

Interpretação da proposta pela equipe do LACNIC

Autor:
Tomas Lynch

Aplicação da proposta:
Esta proposta estabelece mudanças no PDP.

Modificação do texto atual:
A proposta modifica os pontos “3.2.1. Das funções dos Moderadores do PDP” e “4. Responsabilidades e Deveres do LACNIC”.

Texto da proposta:
(Exclui de 3.2.1 o item "Decidir se uma política deve ser abandonada.", e adiciona o seguinte texto no final de “4. Responsabilidades do LACNIC” como um ponto novo)

- A versão mais recente de uma proposta após 12 meses de estar em qualquer um dos estados "Não Alcançou Consenso" ou "Não Ratificada" passará automaticamente para o estado "Abandonada".

Comentários da equipe:
1- Reiteramos que se esta proposta alcançar consenso, será aplicada para as versões posteriores à sua ratificação.

Recomendações da equipe:
Não há recomendações sobre esta versão da proposta.

Impacto no sistema de registro e/ou outros sistemas:
A implementação desta proposta política seria feita manualmente até que fosse implementada como um mecanismo automático no sistema


Resumo

Os estados de uma proposta são diferenciados entre estados transitórios (por exemplo "Discussão"), semipermanentes (por exemplo "Abandonada") e permanentes (o único é "Implementada"). O estado semipermanente é aceitável, uma vez que uma proposta nesse estado pode ser retomada pelo mesmo autor ou por um autor diferente.

No entanto, existe um quarto estado que o autor desta proposta define como semitransitório, que são os estados de "Não atingiu consenso" e "Não ratificada". Uma proposta pode ficar muito tempo nestes estados e a comunidade não sabe se os autores irão apresentar uma nova versão ou simplesmente vão retirar a proposta neste estado.

No dia da apresentação desta proposta, existem 6 (seis) propostas no sistema de políticas do LACNIC no estado “Não atingiu consenso" em que a comunidade, incluindo os moderadores, não sabem se os autores apresentarão uma nova versão ou se eles decidirão abandoná-la/removê-la. Algumas destas propostas estão nesse estado desde outubro de 2021.

Mesmo que dentro das funções dos moderadores exista o item "decidir se uma política é abandonada", este é muito simples, além de que fala de políticas e não de propostas. Também não dá diretrizes aos moderadores de quando decidir que uma proposta é abandonada, e poderia até acontecer que os moderadores abusem dessa função decidindo que uma proposta é abandonada mesmo quando a discussão ainda está viva.

Esta proposta define, então, quando uma proposta deve ser considerada abandonada, estabelecendo um padrão de 10 meses como o tempo máximo para o autor decidir o que fazer com sua proposta.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Algumas propostas permanecem por longos períodos no estado "Não atingiu consenso", quando esse estado deveria ser transitório. Muitas vezes os moderadores entram em contato com os autores sem receber uma resposta sobre se a proposta terá uma nova versão ou se será abandonada/removida do sistema. Embora seja função dos moderadores decidir se uma proposta é abandonada, este ponto não indica quando o moderador deve proceder e em que condições. Esta proposta pretende dar ao moderador diretrizes para considerar uma proposta como abandonada.

Texto atual

3.2.1.Das funções dos Moderadores do PDP

Decidir se uma política é abandonada.

Texto novo
Veja diff

(Exclui-se do ponto 3.2.1 "Decidir se uma política deve ser abandonada.", e adiciona o seguinte texto no final de “3.2.4. Responsabilidades e deveres dos Moderadores” como um ponto novo)

- Caso o autor não decida apresentar uma nova proposta ou não comunique sua decisão de removê-la dentro dos 10 meses após a proposta não ter sido acordada ou ratificada, os moderadores solicitarão o LACNIC que altere o estado da proposta para “Abandonada”.

Informações adicionais

Esta proposta não concorre com a LAC-2020-6, versão 4 - Alterações várias do PDP, mas ajuda a reforçar a diferença entre uma proposta removida e uma abandonada.

Tempo de implementação

-

Referências

-

Apresentada em:

LACNIC 40 (04/10/2023)


Resumo

Os estados de uma proposta são diferenciados entre estados transitórios (por exemplo, "Em Discussão") e permanentes (por exemplo, "Implementada"). No entanto, existe um terceiro estado que o autor desta proposta define como semipermanente. Aqueles assim definidos são os estados de “Não Alcançou Consenso” e “Não Ratificada”. Uma proposta pode permanecer nesses estados por longos períodos de tempo, e a comunidade desconhece se os autores irão apresentar uma nova versão ou simplesmente vão retirar a proposta neste estado.

Até a data de apresentação desta nova versão da proposta, existem no sistema de políticas do LACNIC várias propostas com estado de "Não Alcançou Consenso". No entanto, algumas delas se encontram neste estado desde outubro de 2021 sem que o autor tenha comunicado a intenção de apresentar uma nova versão.

Então, mesmo que dentro das funções dos moderadores exista a função "decidir se uma política é abandonada", esta é muito simples e fala de políticas e não de propostas. Também não dá diretrizes aos moderadores de quando decidir se uma proposta está abandonada. Inclusive, com o texto atual, poderia acontecer que os moderadores abusem dessa função decidindo que uma proposta está abandonada mesmo quando a discussão ainda está viva. Mais ainda, como diz “política”, algum moderador patifório poderia chegar a decidir que um ponto do manual ou do PDP pode ser removido destes sem uma discussão prévia.

A versão 2 desta proposta tira então essa responsabilidade dos moderadores e a torna uma responsabilidade do LACNIC. A nova versão indica que o LACNIC considerará automaticamente uma proposta “Abandonada” após 12 meses corridos.

Para conseguir isso, o item “Decidir se uma política deve ser abandonada” é excluído do capítulo 3.2.1 do Manual do PDP, e acrescenta o texto correspondente no capítulo 4.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Algumas propostas permanecem por longos períodos no estado "Não atingiu consenso", quando esse estado deveria ser transitório. Muitas vezes os moderadores entram em contato com os autores sem receber uma resposta sobre se a proposta terá uma nova versão ou se será abandonada/removida do sistema. Embora seja função dos moderadores decidir se uma proposta é abandonada, este ponto não indica quando e como o moderador deve proceder e em que condições; inclusive o manual diz “política” quando deveria ser “proposta” ou “proposta de política”.

Do outro lado, nas versões anteriores discutiu-se se deveriam ser os moderadores quem decidam, após um prazo adequado, se a proposta está abandonada ou não. O autor, juntamente com outros membros da comunidade, acredita que o abandono deve ser executado automaticamente pelo LACNIC após um período de 12 meses.

Texto atual

3.2.1.Das funções dos Moderadores do PDP

Decidir se uma política é abandonada.

Texto novo
Veja diff

(Exclui de 3.2.1 o item "Decidir se uma política deve ser abandonada." e adiciona o seguinte texto no final de “4. Responsabilidades do LACNIC” como um ponto novo)

- A versão mais recente de uma proposta após 12 meses de estar em qualquer um dos estados "Não Alcançou Consenso" ou "Não Ratificada" passará automaticamente para o estado "Abandonada".

Informações adicionais

Esta proposta ajuda a reforçar a diferença entre uma proposta retirada e uma proposta abandonada.

Vale ressaltar que quando o segundo consenso de uma proposta é positivo, o estado da proposta passa a ser “Ratificação da Diretoria”.

Tempo de implementação

-

Referências

-

Apresentada em:

LACNIC 41 (08/05/2024)

--> --> --> --> --> -->