Atualização das definições de Usuário e Site Final - N/D

Informação geral

Español
30/08/2021
Não atingiu consenso
0 %.

Jordi Palet Martínez - Versão [1]
Em discussão
01/09/2021 - 27/10/2021
Primeiro consenso
27/10/2021 - 10/11/2021
Não atingiu consenso
10/11/2021

Resumo

Esta proposta resolve os aspectos indicados nas melhorias de Políticas “Esclarecer conceitos de ISP e usuário final”, e se aproveita para confirmar que determinados usuários finais podem ter múltiplos sites que requerem seus próprios prefixos. Isto é principalmente notável no caso de designações diretas (portáveis) do IPv6 por parte do LACNIC.

É removida a seção de alocações do IPv6 de LIR para ISP, primeiro porque sua própria redação é contraditória, pois indica que não há uma política para isso, e depois, porque não é uma coisa operacionalmente recomendável no caso do IPv6 (era, sim, no caso do IPv4 com o uso de NAT. Além disso, a necessidade de registro é exigida na seção 4.5.6.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

A definição de usuário final e site final atualmente está misturada, possivelmente partindo de conceitos do IPv4, quando na verdade, no IPv6 é cada vez mais evidente que são conceitos diferentes, e que inclusive um mesmo usuário final pode ter vários sites finais, que requer prefixos que não serão necessariamente anunciados adicionados (embora seja o ideal) e mesmo que essa circunstância pode variar dependendo do provedor ou provedores desses sites.

Uma organização, por exemplo, um banco, pode ter uma rede MPLS que adiciona os /48 designados a cada escritório. No entanto, pode ter casos de escritórios remotos, onde a rede MPLS não chega, são provedores ou meios de acesso diferentes e que ainda requerem /48 individualizados, que não possam sequer ser adicionados ao prefixo global que lhe foi designado pelo LACNIC.

A política deve ser clara, portanto, deve-se diferenciar entre usuários e sites finais.

Texto atual

1.7 Site Final ou Usuário Final (EU)

Um site final é definido como um usuário final (assinante) que tem uma relação de negócios ou legal (mesma entidade ou entidades associadas) com um provedor de serviços Internet que envolve:

• ao provedor de serviços designando um espaço de endereços ao usuário final
• ao provedor de serviços outorgando um serviço de trânsito para o usuário final a outros sites
• ao provedor de serviços transportando o tráfego do usuário final
• ao provedor de serviços anunciando um prefixo de rota agregado que contém o espaço designado pelo LACNIC ao usuário final

4.5.2.4 Alocação de LIR a ISP.

Não há uma política específica para a alocação de espaço de endereçamento de uma organização (LIR) para os ISP subordinados. Cada LIR poderia desenvolver sua própria política para os ISP subordinados com o objetivo de encorajar uma ótima utilização do total de endereços alocados ao LIR. No entanto, todos as designações /48 a organizações Usuários Finais devem ser registradas pelo LIR ou por seus ISP subordinados de modo que o RIR/NIR possa avaliar corretamente o HD Ratio quando uma alocação subsequente se tornar necessária.

4.5.4.1 Designações diretas de endereçamento IPv6 portáveis prévias realizadas pelo LACNIC.


As designações serão realizadas em blocos sempre maiores ou iguais a um /48.

4.5.4.2 Designações diretas de endereçamento IPv6 portáveis a Usuários Finais sem designações IPv4 portáveis prévias realizadas pelo LACNIC.


As designações serão realizadas em blocos sempre maiores ou iguais a um /48.

Texto novo
Veja diff

1.7 Site Final (“End-Site”, ES)

Um End-Site é definido como uma localização de um Usuário Final que tem uma relação de negócios ou legal (mesma entidade ou entidades associadas) com um provedor de serviços que envolve:

• ao provedor de serviços designando um espaço de endereços à localização do Usuário Final
• ao provedor de serviços outorgando um serviço de trânsito para a localização do Usuário Final para outros sites
• ao provedor de serviços transportando o tráfego da localização do Usuário Final
• ao provedor de serviços anunciando um prefixo de rota agregado que contém o intervalo designado à localização do Usuário Final

(Renumerar as seções seguintes)

1.8 Usuário Final (“End-User”, EU)

Assinante ou cliente de um LIR.
(Elimina-se)

4.5.4.1 Designações diretas de endereços IPv6 portáveis a Usuários Finais com designações IPv4 portáveis prévias realizadas pelo LACNIC.


As designações serão realizadas em blocos sempre maiores ou iguais a um /48 por Site Final.

4.5.4.1 Designações diretas de endereços IPv6 portáveis a Usuários Finais sem designações IPv4 portáveis prévias realizadas pelo LACNIC.


As designações serão realizadas em blocos sempre maiores ou iguais a um /48 por Site Final.

Informações adicionais

Em vários RIRs, esses aspectos já foram modificados ou estão em andamento por meio de propostas semelhantes.

Tempo de implementação

-

Referências

-

Apresentada em:

LACNIC 36 (12/10/2021)