Adicionar um descritor breve ao código de identificação das propostas de políticas - N/D

Informação geral

Español
21/09/2020
Abandonada
0 %.

Hugo Salgado - Versão [1]
Em discussão
23/09/2020 - 17/11/2020
Primeiro consenso
17/11/2020 - 01/12/2020
Abandonada
03/12/2020

Resumo

Acrescenta-se à apresentação de novas propostas a obrigatoriedade de definir um “descritor breve” ou “título resumido” do mesmo, para melhorar o acompanhamento das discussões das propostas na lista pública de políticas.

Esse descritor deve ser incluído no Assunto (Subject) do e-mail original enviado à lista de discussão e pode ser referido coloquialmente durante discussões e apresentações no Fórum de Políticas.

Tomando como exemplo as primeiras propostas apresentadas em 2020, os descritores sugeridos para "LAC-2020-1: Adicionar IPv6 operacional como requisito para as transferências do IPv4” pode ser “exigir-IPv6-transferencias”. Para "LAC-2020-2: Modificação do número de Moderadores do PDP passando de 2 para 3”: “tres-moderadores”. "LAC-2020-3: A Análise de Impacto é obrigatória”: "obligar-análisis-impacto". Este mesmo documento possui o descritor breve "descriptor-corto".

Os seguintes pontos são matéria de implementação e ficam a critério da equipe do LACNIC, mas são indicados como referência para a discussão:

- O descritor breve poderia ser indicado pelo próprio autor no formulário de inscrição da proposta, ou atribuído posteriormente pela equipe do LACNIC.

- Não deveria ter mais de 3 palavras separadas por hífen, ou 30 caracteres.

- Não é necessário que seja único na história das propostas, mas sim dentro das ativas em discussão.

- O descritor breve será único para os três idiomas.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Propõe-se um mecanismo simples que melhora a usabilidade do processo de discussão das políticas na lista de correio, com o objetivo de obter uma maior participação nas discussões de políticas, melhorar seu acesso e busca.

Texto atual

Na seção 3.1, quinto item:

“As propostas devem ser enviadas através do formulário web disponível em: https://politicas.lacnic.net/politicas/. Depois de ser revisado, um código de identificação será atribuído e será enviado para a lista de discussão. O tempo para revisão e publicação da proposta na Lista Pública não deverá ser superior a 2 semanas. Somente será revisado o texto da proposta, não seus méritos”.

Texto novo
Veja diff

“As propostas devem ser enviadas através do formulário web disponível em: https://politicas.lacnic.net/politicas/. Após ser revisado, será atribuído um código de identificação e um descritor breve, e será enviado para a lista de discussão com os dois identificadores no Assunto. O tempo para revisão e publicação da proposta na Lista Pública não deverá ser superior a 2 semanas. Somente será revisado o texto da proposta, não seus méritos”.

Informações adicionais

(Este parágrafo é para a equipe do LACNIC, podendo ser eliminado da publicação da proposta. O espírito desta apresentação é formalizar e pôr em andamento uma sugestão feita na lista de discussão (https://mail.lacnic.net/pipermail/politicas/2020-March/005417.html) que teve algum apoio positivo. Muito obrigado).

Tempo de implementação

-

Referências

-

Apresentada em:

LACNIC 34 online (05/10/2020)

--> --> --> --> --> -->