Política de Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP) - N/D

Informação geral

Español
14/04/2021
Não atingiu consenso
0 %.

Jordi Palet Martinez - Versão [1, 2, 3, 4, 5, 6]
Edwin Salazar - Versão [1, 2, 3, 4, 5, 6]
Em discussão
28/04/2021 - 12/10/2021
Primeiro consenso
12/10/2021 - 26/10/2021
Não atingiu consenso
26/10/2021

Notas públicas da equipe de LACNIC para esta versão

Interpretação da proposta pela equipe do LACNIC

Autor: Jordi Palet

Aplicação da proposta:
Esta proposta modifica o PDP adicionando um ponto 8: Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas

Modificação do texto atual:
Esta proposta adiciona pontos no PDP, em uma nova “Secção 8”.

Texto da proposta:

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas
8.1. Objetivo, Operação e Uso Aceitável da Lista Pública de Políticas
O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.
Salvo decisão prévia e explícita dos moderadores, qualquer discussão fora deste âmbito fica excluída (Nota de rodapé do autor: A título de exemplo, são excluídos os anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), publicidade de qualquer natureza (inclusive eleitoral) e comentários a favor ou contra candidatos.)
Apenas a Diretoria, Comissão Eleitoral e equipe do LACNIC poderão fazer anúncios em relação às eleições dos moderadores do PDP.
Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. As suspeitas de incumprimento deverão ser informadas exclusivamente aos moderadores.
O LACNIC deverá implementar um sistema que garanta que os assinantes leiam o PDP e a AUP e confirmem a sua aceitação. Caso contrário, só poderão receber mensagens da lista. Se forem enviados lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.
Da mesma forma, a lista incluirá, na parte inferior de cada mensagem, o acesso correspondente para administrar a assinatura.
O LACNIC poderia incorporar sistemas que permitam, na medida do possível, a detecção de contas usadas para violar a AUP.
As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente. A integridade do arquivo não poderá ser modificada, exceto por mecanismos legais.
Em casos muito excepcionais (Nota de rodapé do autor: por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer tipo que afetem o funcionamento normal da própria lista), os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando dessa moderação e dos motivos da mesma. Essa moderação será apenas por breves períodos de tempo, perfeitamente definidos, garantindo que as mensagens não sejam adiadas por mais tempo do que o estritamente necessário. Para isso, os moderadores terão o apoio da equipe.
A AUP é projetada com base no uso atual, como meio oficial de comunicação do PDP, da lista pública de políticas. Será aplicada com as mesmas condições ou tecnicamente equivalentes, se além da lista forem usados sistemas (fóruns, aplicativos, outros) que realizem a "replicação bidirecional" da lista.
8.2. Incumprimentos do Uso Aceitável da Lista de Políticas
De acordo com o critério dos moderadores, os fatos a seguir poderiam constituir incumprimento da AUP:
a) Uso da lista contra a AUP.
b) Ataques pessoais, linguagem ofensiva, falta de respeito e envio ou reenvio de mensagens privadas (salvo consentimento prévio e explícito dos envolvidos).
c) Resposta a mensagens inapropriadas.
d) Mensagens de resposta automática, pedidos de cancelamento ou alterações de e-mail e semelhantes.
Além disso, se houver evidência:
e) Usar a lista para coletar contatos de participantes e usá-los para enviar spam (qualquer e-mail não solicitado de forma prévia e explícita).
f) A tentativa de fraude a uma sanção, por exemplo, mediante o uso de e-mails alternativos.
Os moderadores poderão determinar outros fatos que também constituam um uso inaceitável.
8.3. Penalidades pelo incumprimento da AUP
Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.
A critério dos moderadores, a primeira violação da AUP pode levar à suspensão temporária para enviar e-mails à lista durante 1 mês, período que poderá ser prorrogado em caso de incumprimentos sucessivos.
Além disso, os incumprimentos relacionados aos processos eleitorais são considerados extremamente graves e deverão ser comunicados à Diretoria e Comissão Eleitoral.
---------------
Comentários da equipe:

1) _ É importante lembrar que o fórum de políticas é usado como comunidade eleitoral para as eleições do ASO Address Council e NRO Review Committee.

2) _ No ponto 8.1 o autor exprime: “Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista.”
Desta forma, está sendo definido implicitamente que dois moderadores irão atuar no Tribunal de resolução de condutas, o que é inadequado pelos seguintes motivos:
- Impossibilidade de resolver os casos em que eles estejam envolvidos.
- Tempo que pode ser tirado deles para atender essas questões.
- Complexidade para tomar decisões comportamentais entre duas pessoas.

3) _ Quanto à possibilidade de garantir que os assinantes leiam o PDP e a AUP, o LACNIC garantirá que a adesão à lista implique a aceitação da AUP.

4) _ Em quanto a: As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente. A integridade do arquivo não poderá ser modificada, exceto por mecanismos legais.
Considera-se que, em caso de riscos jurídicos, as autoridades do LACNIC poderão ser obrigadas a modificar preventivamente o arquivo público da lista de políticas, até que sejam definidas as ações judiciais pertinentes.

5) _ Quanto à moderação temporária da lista, o LACNIC considera que em caso de riscos operacionais, as autoridades da organização poderão ser obrigadas a moderá-la, informando da situação aos moderadores e consequentemente à lista.

6) _ Em relação ao ponto 8.2.c, o texto "Resposta a mensagens inapropriadas" não fica claro para nós. Acreditamos que devemos primeiro definir o que são "mensagens inapropriadas" e, depois, estabelecer isso como uma violação da AUP.

7) _ Em relação ao ponto 8.2.d, o LACNIC considera que os casos mencionados, em geral, não prejudicam o uso adequado da lista, a menos que um mesmo assinante abuse destes. As respostas automáticas em geral, são uma prática comum, portanto, considerar uma falta à AUP por isto poderia ser excessivo.

8) _ Continuando com o ponto 8.2, em relação ao texto: “Os moderadores poderão determinar outros fatos que também constituam um uso inaceitável.”
Consideramos que esse ponto faz sentido se forem estabelecidas duas instâncias para o tratamento dos incumprimentos: uma no nível de advertência por parte dos moderadores e outra no nível de resolução de casos formais por parte do Comitê de Ética.

9) _ Em relação à participação global da lista, o LACNIC quer esclarecer que a responsabilidade deve recair sobre todos os participantes regionais ou globais para compreender, aceitar e se adaptar aos valores e contexto cultural do Fórum e da lista, e não são os moderadores quem devem considerar todas as variantes culturais possíveis de nossa região e do mundo.

Recomendações:

1) _ Pelo exposto no ponto 8.1:
- Sugere-se modificar este texto: “Apenas a Diretoria, Comissão Eleitoral e equipe do LACNIC poderão fazer anúncios em relação às eleições dos moderadores do PDP” por este: “Apenas a Diretoria, Comissão Eleitoral e equipe do LACNIC poderão fazer anúncios em relação aos processos eleitorais nos quais corresponda que a comunidade do foro seja o seu caderno eleitoral.”
- Definir a médio prazo um Comitê de Ética para a AUP (PDP) (Ver comentário 2 da equipe).
- Que o Comitê de Ética do LACNIC seja temporariamente o órgão que dê seguimento a essas denúncias, até que o próprio comitê da AUP seja constituído.

2) _ Remover o ponto 8.2.d.

3) _ Em vista do que é exposto na recomendação 1 e do Comentário 9 da equipe, sugerimos repensar o seguinte texto: “Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.”

Fontes oficiais de referências
--------------------------------
- Código de Conduta das listas de correio do RIPE NCC: https://www.ripe.net/participate/mail/ripe-mailing-list-ripe-forum-code-of-conduct
- Código de Conduta das listas de correio de ARIN: https://www.arin.net/participate/community/mailing_lists/aup/
- Código de Conduta das listas de correio de APNIC: https://www.apnic.net/community/participate/mailinglists/code-of-conduct/
- Código de conduta de AFRINIC:
https://www.afrinic.net/code

Impacto nos sistemas do LACNIC
----------------------------------------------------
Se esta proposta for aprovada, implicaria tempos de desenvolvimento para a implementação desta medida.


Resumo

Esta proposta permite dispor de uma Política de Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP - Acceptable Usage Policy), que até agora não existia.

Diversos aspectos foram considerados para sua elaboração, inclusive exemplos de outras listas, mas a casuística e os objetivos da própria lista foram os que especialmente se levaram em conta.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Em várias ocasiões se produzem atividades fastidiosas e contrárias ao objetivo e espírito da lista de políticas, uso indevido da mesma, ataques vários e, especialmente houve casos recentes de propaganda eleitoral.

É necessário evitá-los, e que os participantes conheçam de forma explícita o que pode e o que não pode ser feito na lista, bem como as sanções por seu descumprimento, caso contrário, estamos condenados a uma repetição desses fatos, que prejudicam a comunidade toda.

A participação global, desde todos os cantos do mundo, com diferentes fusos horários, impossibilita que seja resolvido de forma permanente ou repetitiva com moderações temporárias da lista, já que isso quebra a abertura da mesma e especialmente sua dinâmica, que são fundamentais no Processo de Políticas que, por definição, é aberto e indica que a lista deve ser "totalmente aberta". Qualquer forma de moderação constitui uma censura, mesmo que apenas seja temporária, e, portanto quebra o princípio de abertura.

Texto atual

Texto atual: Não existe Novo Texto:
(nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do atual PDP)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas
a) O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.
b) Qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP, propaganda de qualquer tipo, incluindo propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado a Políticas, está fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.
c) Apenas e exclusivamente os moderadores e/ou funcionários de LACNIC poderão solicitar e/ou anunciar candidatos para substituir as vagas dos próprios moderadores do PDP, bem como o procedimento de votação, suas datas e resultados, quando aplicável em cada caso, e através do procedimento estabelecido, que deve necessariamente ser fora da lista.
d) Portanto, as nomeações, manifestações a favor ou contra os candidatos e ações similares, que deverão aderir ao processo eleitoral externo à lista, não serão aceitas na lista.
e) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva e a falta de respeito são contrários à AUP.
f) Levando em conta a participação global da lista, os moderadores deverão considerar aspectos culturais e diferenças idiomáticas para tomar uma decisão apropriada de moderação de um participante.
g) Apenas os moderadores poderão advertir a quem violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. Qualquer suspeita de não conformidade deve ser reportada diretamente aos moderadores.
h) A resposta a mensagens não apropriadas na lista por terceiros que não sejam os moderadores também constitui uma violação da AUP.
i) Mensagens de auto-resposta, solicitações de cancelamento ou alterações de e-mail e similares, também são proibidas na lista e constituem uma violação a AUP. Para evitá-los, o rodapé da lista conterá em cada mensagem, o correspondente acesso para administrar sua assinatura, por parte de cada participante.
j) Também constitui uma violação a AUP, usar a lista para coletar contatos dos participantes da mesma e seu uso para enviar spam.
k) A primeira violação a AUP implica a suspensão temporária automática para enviar e-mails à lista por 1 mês, que será estendida para 1 ano no caso de uma segunda violação. Violações sucessivas, a critério dos moderadores, poderão resultar em suspensão por períodos mais longos.
l) A tentativa de fraude a uma suspensão, por exemplo, através do uso de correios alternativos, também é considerada uma violação a AUP. Além disso, neste caso, serão desclassificados como candidatos, bem como para nomear candidatos, em qualquer processo eleitoral de LACNIC por 4 anos.
m) As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, e não podem ser censuradas.
n) O texto deste artigo do PDP será enviado por e-mail para todos os assinantes da Lista Pública de Políticas, como um lembrete, uma vez antes de cada processo eleitoral que aconteça na comunidade, indicando no assunto "Silêncio Eleitoral", juntamente com um link para acessar o texto completo do PDP.
o) Da mesma forma, este texto, bem como um link para o texto do PDP completo, será enviado para cada novo assinante da lista, juntamente com um link no qual deverá, de um lado, marcar explicitamente sua aceitação da AUP, e do outro, afirmar que conhece o PDP, a fim de confirmar seu registro completo na lista. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista.
p) A Lista Pública de Políticas não pode ser moderada, pois isso quebra a dinâmica da lista. Em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando sobre a referida moderação e os motivos para isso, por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer espécie que afetem o funcionamento normal da própria lista, desde que seja por breves períodos de tempo perfeitamente delimitados, e seja garantido que as mensagens não serão demoradas mais de 8 horas.

Texto novo
Veja diff

Texto atual: Não existe Novo Texto:
(nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do atual PDP)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas
a) O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.
b) Qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP, propaganda de qualquer tipo, incluindo propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado a Políticas, está fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.
c) Apenas e exclusivamente os moderadores e/ou funcionários de LACNIC poderão solicitar e/ou anunciar candidatos para substituir as vagas dos próprios moderadores do PDP, bem como o procedimento de votação, suas datas e resultados, quando aplicável em cada caso, e através do procedimento estabelecido, que deve necessariamente ser fora da lista.
d) Portanto, as nomeações, manifestações a favor ou contra os candidatos e ações similares, que deverão aderir ao processo eleitoral externo à lista, não serão aceitas na lista.
e) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva e a falta de respeito são contrários à AUP.
f) Levando em conta a participação global da lista, os moderadores deverão considerar aspectos culturais e diferenças idiomáticas para tomar uma decisão apropriada de moderação de um participante.
g) Apenas os moderadores poderão advertir a quem violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. Qualquer suspeita de não conformidade deve ser reportada diretamente aos moderadores.
h) A resposta a mensagens não apropriadas na lista por terceiros que não sejam os moderadores também constitui uma violação da AUP.
i) Mensagens de auto-resposta, solicitações de cancelamento ou alterações de e-mail e similares, também são proibidas na lista e constituem uma violação a AUP. Para evitá-los, o rodapé da lista conterá em cada mensagem, o correspondente acesso para administrar sua assinatura, por parte de cada participante.
j) Também constitui uma violação a AUP, usar a lista para coletar contatos dos participantes da mesma e seu uso para enviar spam.
k) A primeira violação a AUP implica a suspensão temporária automática para enviar e-mails à lista por 1 mês, que será estendida para 1 ano no caso de uma segunda violação. Violações sucessivas, a critério dos moderadores, poderão resultar em suspensão por períodos mais longos.
l) A tentativa de fraude a uma suspensão, por exemplo, através do uso de correios alternativos, também é considerada uma violação a AUP. Além disso, neste caso, serão desclassificados como candidatos, bem como para nomear candidatos, em qualquer processo eleitoral de LACNIC por 4 anos.
m) As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, e não podem ser censuradas.
n) O texto deste artigo do PDP será enviado por e-mail para todos os assinantes da Lista Pública de Políticas, como um lembrete, uma vez antes de cada processo eleitoral que aconteça na comunidade, indicando no assunto "Silêncio Eleitoral", juntamente com um link para acessar o texto completo do PDP.
o) Da mesma forma, este texto, bem como um link para o texto do PDP completo, será enviado para cada novo assinante da lista, juntamente com um link no qual deverá, de um lado, marcar explicitamente sua aceitação da AUP, e do outro, afirmar que conhece o PDP, a fim de confirmar seu registro completo na lista. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista.
p) A Lista Pública de Políticas não pode ser moderada, pois isso quebra a dinâmica da lista. Em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando sobre a referida moderação e os motivos para isso, por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer espécie que afetem o funcionamento normal da própria lista, desde que seja por breves períodos de tempo perfeitamente delimitados, e seja garantido que as mensagens não serão demoradas mais de 8 horas.

Informações adicionais

Este texto será enviado por e-mail para todos os assinantes da Lista Pública de Políticas, se esta proposta chegar a um consenso, uma vez ratificada pela diretoria, juntamente com um link no qual deverá, de um lado, assinalar explicitamente sua aceitação da AUP, e do outro, afirmar que conhece o PDP. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista.

Tempo de implementação

Imediato

Referências

É bem comum as listas de correio possuírem AUPs, inclusive é o caso de diversos RIRs. Vários exemplos foram considerados para a elaboração desta proposta.

Apresentada em:

-


Resumo

Esta proposta permite dispor de uma Política de Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP - Acceptable Usage Policy), que até agora não existia.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Em várias ocasiões se produzem atividades fastidiosas e contrárias ao objetivo e espírito da lista de políticas, uso indevido da mesma, ataques vários e, inclusive casos de propaganda eleitoral.
É necessário que os participantes conheçam explicitamente o que pode e o que não pode ser feito na lista. Igualmente, as possíveis penalidades por sua inadimplência. Caso contrário, estamos condenados a uma repetição desses fatos, que prejudicam a comunidade toda.
A participação global, e com diferentes fusos horários, torna impossível que possa ser resolvida de forma permanente ou repetitiva com moderações temporárias da lista. Essa moderação quebra a abertura da mesma e, principalmente, sua dinâmica, que são fundamentais no Processo de Políticas, que indica que a lista deve ser "totalmente aberta". Qualquer forma de moderação constitui uma censura, mesmo que apenas seja temporária, e portanto quebra o princípio de abertura.

Texto atual

Texto atual: Não existe
Novo texto:
(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do atual PDP)
8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas
a) O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.
b) Qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), propaganda de qualquer tipo, inclusive propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado com Políticas, fica fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.
c) Somente os moderadores e/ou a equipe de LACNIC poderão solicitar/anunciar candidatos, bem como o procedimento eleitoral. O restante dos passos do procedimento terá que ser necessariamente fora da lista. Apenas como exemplo, candidaturas, manifestações a favor ou contra de candidatos ou ações semelhantes não são aceitáveis na lista.
d) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva e a falta de respeito são contrárias à AUP.
e) Somente os moderadores poderão alertar àqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, anunciando sua decisão na lista. Qualquer suspeita de inadimplência deverá ser informada diretamente aos moderadores.
f) A resposta inadequada a mensagens não apropriadas na lista por parte de terceiros que não sejam os moderadores, também constitui uma violação da AUP.
g) As mensagens de auto resposta, pedidos de cancelamento ou alterações de e-mail e semelhantes, também são proibidas na lista e constituem uma violação da AUP. Para evitá-los, o rodapé da lista conterá em cada mensagem, o acesso correspondente para administrar sua assinatura, por parte de cada participante.
h) Também constitui uma violação da AUP aproveitar a lista para coletar contatos dos participantes e o uso dos mesmos para enviar spam. Para esse efeito, LACNIC irá incorporar periodicamente e-mails de fora de seus domínios e de uso exclusivo para essa verificação, como um "honeypot".
i) A tentativa de fraude a uma suspensão, por exemplo, mediante o uso de correios alternativos, também é considerada uma violação da AUP.
j) Quando os moderadores devam tomar uma decisão sobre a violação da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.
k) As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, e não podem ser censuradas.
l) Será enviado para cada novo assinante da lista um link para o PDP e o texto da AUP, que deverá marcar explicitamente sua aceitação. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista. Se forem enviados os lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.
m) Somente em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando sobre a referida moderação e os motivos da mesma, por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer espécie que afetem o normal funcionamento da própria lista, desde que seja por breves períodos de tempo perfeitamente delimitados, e seja garantido que as mensagens não serão demoradas mais de 8 horas (aproximadamente), para o qual os moderadores terão o apoio da equipe, e não necessariamente serão (apenas) eles mesmos.
8.1 Penalidades
A primeira violação da AUP implica a suspensão temporária automática para enviar e-mails à lista durante 1 mês, a qual será estendida para 1 ano no caso de uma segunda violação. Violações sucessivas, a critério dos moderadores, poderão resultar na suspensão por prazos mais longos.
A inadimplência do ponto i), poderia supor a desqualificação como candidatos, bem como para nomear candidatos, nos processos eleitorais durante 4 anos.

Texto novo
Veja diff

Texto atual: Não existe
Novo texto:
(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do atual PDP)
8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas
a) O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.
b) Qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), propaganda de qualquer tipo, inclusive propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado com Políticas, fica fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.
c) Somente os moderadores e/ou a equipe de LACNIC poderão solicitar/anunciar candidatos, bem como o procedimento eleitoral. O restante dos passos do procedimento terá que ser necessariamente fora da lista. Apenas como exemplo, candidaturas, manifestações a favor ou contra de candidatos ou ações semelhantes não são aceitáveis na lista.
d) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva e a falta de respeito são contrárias à AUP.
e) Somente os moderadores poderão alertar àqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, anunciando sua decisão na lista. Qualquer suspeita de inadimplência deverá ser informada diretamente aos moderadores.
f) A resposta inadequada a mensagens não apropriadas na lista por parte de terceiros que não sejam os moderadores, também constitui uma violação da AUP.
g) As mensagens de auto resposta, pedidos de cancelamento ou alterações de e-mail e semelhantes, também são proibidas na lista e constituem uma violação da AUP. Para evitá-los, o rodapé da lista conterá em cada mensagem, o acesso correspondente para administrar sua assinatura, por parte de cada participante.
h) Também constitui uma violação da AUP aproveitar a lista para coletar contatos dos participantes e o uso dos mesmos para enviar spam. Para esse efeito, LACNIC irá incorporar periodicamente e-mails de fora de seus domínios e de uso exclusivo para essa verificação, como um "honeypot".
i) A tentativa de fraude a uma suspensão, por exemplo, mediante o uso de correios alternativos, também é considerada uma violação da AUP.
j) Quando os moderadores devam tomar uma decisão sobre a violação da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.
k) As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, e não podem ser censuradas.
l) Será enviado para cada novo assinante da lista um link para o PDP e o texto da AUP, que deverá marcar explicitamente sua aceitação. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista. Se forem enviados os lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.
m) Somente em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando sobre a referida moderação e os motivos da mesma, por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer espécie que afetem o normal funcionamento da própria lista, desde que seja por breves períodos de tempo perfeitamente delimitados, e seja garantido que as mensagens não serão demoradas mais de 8 horas (aproximadamente), para o qual os moderadores terão o apoio da equipe, e não necessariamente serão (apenas) eles mesmos.
8.1 Penalidades
A primeira violação da AUP implica a suspensão temporária automática para enviar e-mails à lista durante 1 mês, a qual será estendida para 1 ano no caso de uma segunda violação. Violações sucessivas, a critério dos moderadores, poderão resultar na suspensão por prazos mais longos.
A inadimplência do ponto i), poderia supor a desqualificação como candidatos, bem como para nomear candidatos, nos processos eleitorais durante 4 anos.

Informações adicionais

Este texto será enviado por e-mail para todos os assinantes da Lista Pública de Políticas, se esta proposta chegar a um consenso, uma vez ratificada pela Diretoria, juntamente com um link no qual de um lado, deverá marcar explicitamente sua aceitação da AUP, e, do outro, confirmar que você está familiarizado com o PDP. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista.

Tempo de implementação

Imediato

Referências

É muito comum as listas de correios possuírem AUP, e inclusive é o caso de diversos RIRs. Para elaborar esta proposta foram considerados vários exemplos.

Apresentada em:

-


Resumo

Esta proposta permite dispor de uma Política de Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP - Acceptable Usage Policy), que até agora não existia.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Em várias ocasiões se produzem atividades fastidiosas e contrárias ao objetivo e espírito da lista de políticas, uso indevido da mesma, ataques vários e, inclusive casos de propaganda eleitoral.

É necessário que os participantes conheçam explicitamente o que pode e o que não pode ser feito na lista. Igualmente, as possíveis penalidades por seu incumprimento. Caso contrário, estamos condenados a uma repetição desses fatos, que prejudicam a comunidade toda.

A participação global, e com diferentes fusos horários, torna impossível que possa ser resolvida de forma permanente ou repetitiva com moderações temporárias da lista. Essa moderação quebra a abertura da mesma e, principalmente, sua dinâmica, que são fundamentais no Processo de Políticas, que indica que a lista deve ser "totalmente aberta". Qualquer forma de moderação constitui uma censura, mesmo que apenas seja temporária, e portanto quebra o princípio de abertura.

Texto atual

Texto atual: Não existe

Novo texto:

(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do PDP atual)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas

8.1. Objetivo, Operação e Uso Aceitável da Lista Pública de Políticas

O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.

Exceto decisão prévia e explícita dos moderadores, qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), propaganda de qualquer tipo, inclusive propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado com Políticas, fica fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.

Somente os moderadores e/ou a equipe de LACNIC poderão solicitar/anunciar candidatos, bem como o procedimento eleitoral. O restante dos passos do procedimento terá que ser necessariamente fora da lista. Apenas como exemplo, candidaturas, manifestações a favor ou contra de candidatos ou ações semelhantes não são aceitáveis na lista.

Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. Qualquer suspeita de incumprimento deverá ser informada exclusivamente aos moderadores.

Será enviado para cada novo assinante da lista um link para o PDP e o texto da AUP, que deverá marcar explicitamente sua aceitação. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista. Se forem enviados lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.

Da mesma forma, a lista incluirá, na parte inferior de cada mensagem, o acesso correspondente para administrar a assinatura.

LACNIC irá incorporar periodicamente diferentes e-mails que não pertencem a seus domínios como "honeypot".

Todas as mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, sem que possam ser censuradas por LACNIC.

Somente em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando sobre a referida moderação e os motivos da mesma, por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer espécie que afetem o normal funcionamento da própria lista, desde que seja por breves períodos de tempo perfeitamente delimitados, e seja garantido que as mensagens não serão demoradas mais de 8 horas (aproximadamente), para o qual os moderadores terão o apoio da equipe, e não necessariamente serão (apenas) eles mesmos.

Se forem usadas técnicas adicionais diferentes a uma lista de correio (fóruns, aplicativos, etc.), tudo o que for indicado por esta política será aplicável, com as mesmas condições ou tecnicamente equivalentes.

8.2. Incumprimentos do Uso Aceitável da Lista de Políticas

Os fatos a seguir constituem incumprimento da AUP:

a) Qualquer uso da lista contra o que é indicado na seção anterior, bem como anúncios não autorizados previa e explicitamente pelos moderadores, inclusive relacionados a qualquer processo eleitoral.
b) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva, a falta de respeito e o envio (ou reenvio) de mensagens privadas (salvo consentimento prévio e explícito dos envolvidos).
c) A resposta a mensagens inapropriadas.
d) As mensagens de resposta automática, pedidos de cancelamento ou alterações do e-mail e similares.
e) Usar a lista para coletar contatos dos participantes e usá-los para enviar spam (qualquer e-mail não solicitado de forma prévia e explícita).
f) A tentativa de fraude a uma sanção, por exemplo, mediante o uso de e-mails alternativos.

Os moderadores podem determinar que outros fatos também constituem um uso não aceitável, com base na relação acima.

8.3. Penalidades pelo incumprimento da AUP

Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.

A primeira violação da AUP implica a suspensão temporária automática para enviar e-mails à lista durante 1 mês, que será estendida para 1 ano no caso de uma segunda violação. Incumprimentos sucessivos, a critério dos moderadores, poderá resultar na suspensão por prazos mais longos.

Os incumprimentos relacionados com processos eleitorais poderiam supor a desqualificação como candidatos, bem como para nomear candidatos, nos processos eleitorais durante 4 anos. Essa sanção também poderá ser aplicada em caso de incumprimentos repetidos, uma vez que o autor dos mesmos já tenha sido sancionado por pelo menos um ano.

Texto novo
Veja diff

Texto atual: Não existe

Novo texto:

(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do PDP atual)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas

8.1. Objetivo, Operação e Uso Aceitável da Lista Pública de Políticas

O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.

Exceto decisão prévia e explícita dos moderadores, qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), propaganda de qualquer tipo, inclusive propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado com Políticas, fica fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.

Somente os moderadores e/ou a equipe de LACNIC poderão solicitar/anunciar candidatos, bem como o procedimento eleitoral. O restante dos passos do procedimento terá que ser necessariamente fora da lista. Apenas como exemplo, candidaturas, manifestações a favor ou contra de candidatos ou ações semelhantes não são aceitáveis na lista.

Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. Qualquer suspeita de incumprimento deverá ser informada exclusivamente aos moderadores.

Será enviado para cada novo assinante da lista um link para o PDP e o texto da AUP, que deverá marcar explicitamente sua aceitação. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista. Se forem enviados lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.

Da mesma forma, a lista incluirá, na parte inferior de cada mensagem, o acesso correspondente para administrar a assinatura.

LACNIC irá incorporar periodicamente diferentes e-mails que não pertencem a seus domínios como "honeypot".

Todas as mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, sem que possam ser censuradas por LACNIC.

Somente em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando sobre a referida moderação e os motivos da mesma, por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer espécie que afetem o normal funcionamento da própria lista, desde que seja por breves períodos de tempo perfeitamente delimitados, e seja garantido que as mensagens não serão demoradas mais de 8 horas (aproximadamente), para o qual os moderadores terão o apoio da equipe, e não necessariamente serão (apenas) eles mesmos.

Se forem usadas técnicas adicionais diferentes a uma lista de correio (fóruns, aplicativos, etc.), tudo o que for indicado por esta política será aplicável, com as mesmas condições ou tecnicamente equivalentes.

8.2. Incumprimentos do Uso Aceitável da Lista de Políticas

Os fatos a seguir constituem incumprimento da AUP:

a) Qualquer uso da lista contra o que é indicado na seção anterior, bem como anúncios não autorizados previa e explicitamente pelos moderadores, inclusive relacionados a qualquer processo eleitoral.
b) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva, a falta de respeito e o envio (ou reenvio) de mensagens privadas (salvo consentimento prévio e explícito dos envolvidos).
c) A resposta a mensagens inapropriadas.
d) As mensagens de resposta automática, pedidos de cancelamento ou alterações do e-mail e similares.
e) Usar a lista para coletar contatos dos participantes e usá-los para enviar spam (qualquer e-mail não solicitado de forma prévia e explícita).
f) A tentativa de fraude a uma sanção, por exemplo, mediante o uso de e-mails alternativos.

Os moderadores podem determinar que outros fatos também constituem um uso não aceitável, com base na relação acima.

8.3. Penalidades pelo incumprimento da AUP

Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.

A primeira violação da AUP implica a suspensão temporária automática para enviar e-mails à lista durante 1 mês, que será estendida para 1 ano no caso de uma segunda violação. Incumprimentos sucessivos, a critério dos moderadores, poderá resultar na suspensão por prazos mais longos.

Os incumprimentos relacionados com processos eleitorais poderiam supor a desqualificação como candidatos, bem como para nomear candidatos, nos processos eleitorais durante 4 anos. Essa sanção também poderá ser aplicada em caso de incumprimentos repetidos, uma vez que o autor dos mesmos já tenha sido sancionado por pelo menos um ano.

Informações adicionais

Este texto será enviado por e-mail para todos os assinantes da Lista Pública de Políticas, se esta proposta chegar a um consenso, uma vez ratificada pela Diretoria, juntamente com um link no qual de um lado, deverá marcar explicitamente sua aceitação da AUP, e, do outro, confirmar que você está familiarizado com o PDP. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista.

Tempo de implementação

Imediato

Referências

É muito comum as listas de correios possuírem AUP, e inclusive é o caso de vários RIRs. Para elaborar esta proposta foram considerados diferentes exemplos.

Apresentada em:

LACNIC 31 (06/05/2019)


Resumo

Esta proposta permite dispor de uma Política de Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP - Acceptable Usage Policy), que até agora não existia.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Em várias ocasiões se produzem atividades fastidiosas e contrárias ao objetivo e espírito da lista de políticas, uso indevido da mesma, ataques vários e, inclusive casos de propaganda eleitoral.

É necessário que os participantes conheçam explicitamente o que pode e o que não pode ser feito na lista. Igualmente, as possíveis penalidades por seu incumprimento. Caso contrário, estamos condenados a uma repetição desses fatos, que prejudicam a comunidade toda.

A participação global, e com diferentes fusos horários, torna impossível que possa ser resolvida de forma permanente ou repetitiva com moderações temporárias da lista. Essa moderação quebra a abertura da mesma e, principalmente, sua dinâmica, que são fundamentais no Processo de Políticas, que indica que a lista deve ser "totalmente aberta". Qualquer forma de moderação constitui uma censura, mesmo que apenas seja temporária, e portanto quebra o princípio de abertura.

Texto atual

Texto atual: Não existe

Novo Texto:

(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do PDP atual)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas

8.1. Objetivo, Operação e Uso Aceitável da Lista Pública de Políticas

O objetivo único e exclusivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP, bem como aspectos claramente relacionados.

Exceto decisão prévia e explícita dos moderadores, qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), propaganda de qualquer tipo, inclusive propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado com Políticas, fica fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.

Somente os moderadores e/ou a equipe de LACNIC poderão solicitar/anunciar candidatos, bem como o procedimento eleitoral. O restante dos passos do procedimento terá que ser necessariamente fora da lista. Apenas como exemplo, candidaturas, manifestações a favor ou contra de candidatos ou ações semelhantes não são aceitas na lista.

Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. Qualquer suspeita de incumprimento deverá ser informada exclusivamente aos moderadores.

Será enviado para cada novo assinante da lista um link para o PDP e o texto da AUP, que deverá marcar explicitamente sua aceitação. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista. Se forem enviados lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.

Da mesma forma, a lista incluirá, na parte inferior de cada mensagem, o acesso correspondente para administrar a assinatura.

LACNIC irá incorporar periodicamente diferentes e-mails que não pertencem a seus domínios como "honeypot".

As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, sem que possam ser censuradas por LACNIC.

Em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando tal moderação e os motivos para isso. Por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer tipo que afetem o funcionamento normal da própria lista. Essa moderação será apenas por breves períodos de tempo, perfeitamente definidos, garantindo que as mensagens não sejam adiadas por mais tempo do que o estritamente necessário. Para isso, os moderadores terão o apoio da equipe.

A AUP é projetada com base no uso atual, como meio oficial de comunicação do PDP, da lista pública de políticas. No entanto, se além da lista, sistemas (como fóruns ou aplicativos) que façam o "replicado" fossem usados no futuro (ou seja, tudo o que é publicado na lista é automaticamente publicado também nesses sistemas e vice-versa), será aplicado com as mesmas condições ou tecnicamente equivalentes.

8.2. Incumprimentos do Uso Aceitável da Lista de Políticas

De acordo com o critério dos moderadores, os fatos a seguir constituem incumprimento da AUP:
a) Qualquer uso da lista contra o que é indicado na seção anterior, bem como anúncios não autorizados previa e explicitamente pelos moderadores, inclusive relacionados a qualquer processo eleitoral.
b) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva, a falta de respeito e o envio (ou reenvio) de mensagens privadas (salvo consentimento prévio e explícito dos envolvidos).
c) A resposta a mensagens inapropriadas.
d) As mensagens de resposta automática, pedidos de cancelamento ou alterações de e-mail e semelhantes.

Além disso, se houver evidência:
e) Usar a lista para coletar contatos dos participantes e usá-los para enviar spam (qualquer e-mail não solicitado de forma prévia e explícita).
f) A tentativa de fraude a uma penalidade, por exemplo, mediante o uso de e-mails alternativos. Os moderadores poderão determinar outros fatos que também constituam um uso inaceitável.

8.3. Penalidades pelo incumprimento da AUP

Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.

A primeira violação da AUP pode implicar a suspensão temporária para enviar e-mails à lista durante 1 mês, prazo que poderá ser estendido até 1 ano, no caso de uma segunda violação. Incumprimentos sucessivos, a critério dos moderadores, poderá resultar na suspensão por prazos mais longos.

As violações relacionadas aos processos eleitorais são consideradas extremamente graves, e poderiam supor a desqualificação como candidatos, bem como para nomear candidatos nos processos eleitorais por 2 anos e até 4 anos, se repetidos.

Texto novo
Veja diff

Texto atual: Não existe

Novo Texto:

(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do PDP atual)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas

8.1. Objetivo, Operação e Uso Aceitável da Lista Pública de Políticas

O objetivo único e exclusivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP, bem como aspectos claramente relacionados.

Exceto decisão prévia e explícita dos moderadores, qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), propaganda de qualquer tipo, inclusive propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado com Políticas, fica fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.

Somente os moderadores e/ou a equipe de LACNIC poderão solicitar/anunciar candidatos, bem como o procedimento eleitoral. O restante dos passos do procedimento terá que ser necessariamente fora da lista. Apenas como exemplo, candidaturas, manifestações a favor ou contra de candidatos ou ações semelhantes não são aceitas na lista.

Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. Qualquer suspeita de incumprimento deverá ser informada exclusivamente aos moderadores.

Será enviado para cada novo assinante da lista um link para o PDP e o texto da AUP, que deverá marcar explicitamente sua aceitação. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista. Se forem enviados lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.

Da mesma forma, a lista incluirá, na parte inferior de cada mensagem, o acesso correspondente para administrar a assinatura.

LACNIC irá incorporar periodicamente diferentes e-mails que não pertencem a seus domínios como "honeypot".

As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, sem que possam ser censuradas por LACNIC.

Em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando tal moderação e os motivos para isso. Por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer tipo que afetem o funcionamento normal da própria lista. Essa moderação será apenas por breves períodos de tempo, perfeitamente definidos, garantindo que as mensagens não sejam adiadas por mais tempo do que o estritamente necessário. Para isso, os moderadores terão o apoio da equipe.

A AUP é projetada com base no uso atual, como meio oficial de comunicação do PDP, da lista pública de políticas. No entanto, se além da lista, sistemas (como fóruns ou aplicativos) que façam o "replicado" fossem usados no futuro (ou seja, tudo o que é publicado na lista é automaticamente publicado também nesses sistemas e vice-versa), será aplicado com as mesmas condições ou tecnicamente equivalentes.

8.2. Incumprimentos do Uso Aceitável da Lista de Políticas

De acordo com o critério dos moderadores, os fatos a seguir constituem incumprimento da AUP:
a) Qualquer uso da lista contra o que é indicado na seção anterior, bem como anúncios não autorizados previa e explicitamente pelos moderadores, inclusive relacionados a qualquer processo eleitoral.
b) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva, a falta de respeito e o envio (ou reenvio) de mensagens privadas (salvo consentimento prévio e explícito dos envolvidos).
c) A resposta a mensagens inapropriadas.
d) As mensagens de resposta automática, pedidos de cancelamento ou alterações de e-mail e semelhantes.

Além disso, se houver evidência:
e) Usar a lista para coletar contatos dos participantes e usá-los para enviar spam (qualquer e-mail não solicitado de forma prévia e explícita).
f) A tentativa de fraude a uma penalidade, por exemplo, mediante o uso de e-mails alternativos. Os moderadores poderão determinar outros fatos que também constituam um uso inaceitável.

8.3. Penalidades pelo incumprimento da AUP

Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.

A primeira violação da AUP pode implicar a suspensão temporária para enviar e-mails à lista durante 1 mês, prazo que poderá ser estendido até 1 ano, no caso de uma segunda violação. Incumprimentos sucessivos, a critério dos moderadores, poderá resultar na suspensão por prazos mais longos.

As violações relacionadas aos processos eleitorais são consideradas extremamente graves, e poderiam supor a desqualificação como candidatos, bem como para nomear candidatos nos processos eleitorais por 2 anos e até 4 anos, se repetidos.

Informações adicionais

Este texto será enviado por e-mail para todos os assinantes da Lista Pública de Políticas, se esta proposta chegar a um consenso, uma vez ratificada pela Diretoria, juntamente com um link no qual de um lado, deverá marcar explicitamente sua aceitação da AUP, e, do outro, confirmar que você está familiarizado com o PDP. Enquanto esse link não for confirmado, marcando as duas opções, somente poderá receber mensagens da lista.

Se houver problemas com a implementação da proposta, devido ao sistema da lista (mailman ou similar), espera-se que possa entrar em vigor quando alcançar consenso, mesmo quando houver aspectos "técnicos" que ainda não possam ser implementados. Por exemplo, bastaria com enviar a AUP para a lista de políticas imediatamente sem limitar a possibilidade de escrever à lista e, mais tarde, quando o sistema da lista permitir, seja pedida a aceitação para poder continuar escrevendo na lista.

Tempo de implementação

Inmediato

Referências

É muito comum as listas de correios possuírem AUP, e inclusive é o caso de vários RIRs. Para elaborar esta proposta foram considerados diferentes exemplos.

Apresentada em:

LACNIC 32 (07/10/2019)


Resumo

Esta proposta permite dispor de uma Política de Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP - Acceptable Usage Policy), que até agora não existia.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Em várias ocasiões se produzem atividades fastidiosas e contrárias ao objetivo e espírito da lista de políticas, uso indevido da mesma, ataques vários e, inclusive casos de propaganda eleitoral.

É necessário que os participantes conheçam explicitamente o que pode e o que não pode ser feito na lista. Igualmente, as possíveis penalidades por seu incumprimento. Caso contrário, estamos condenados a uma repetição desses fatos, que prejudicam a comunidade toda.

A participação global, e com diferentes fusos horários, torna impossível que possa ser resolvida de forma permanente ou repetitiva com moderações temporárias da lista. Essa moderação quebra a abertura da mesma e, principalmente, sua dinâmica, que são fundamentais no Processo de Políticas, que indica que a lista deve ser "totalmente aberta". Qualquer forma de moderação constitui uma censura, mesmo que apenas seja temporária, e portanto quebra o princípio de abertura.

Texto atual

Não existe

Texto novo
Veja diff

(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao final do PDP atual)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas

8.1. Objetivo, Operação e Uso Aceitável da Lista Pública de Políticas

O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.

Exceto decisão prévia e explícita dos moderadores, qualquer discussão fora desse âmbito, como anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), propaganda de qualquer tipo, inclusive propaganda eleitoral, apoio a candidatos e, em geral, qualquer assunto não explicitamente relacionado com Políticas, fica fora do escopo da referida lista. Observe-se que os exemplos mencionados são apenas para fins ilustrativos.

Somente os moderadores e/ou a equipe de LACNIC poderão solicitar/anunciar candidatos, bem como o procedimento eleitoral. O restante dos passos do procedimento terá que ser necessariamente fora da lista. Apenas como exemplo, candidaturas, manifestações a favor ou contra de candidatos ou ações semelhantes não são aceitáveis na lista.

Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. Qualquer suspeita de incumprimento deverá ser informada exclusivamente aos moderadores.

O LACNIC deverá implementar um sistema que garanta que os assinantes leiam o PDP (e especialmente a AUP) e confirmem a sua aceitação. Se não for feito, poderão apenas receber mensagens da lista. Se forem enviados lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.

Da mesma forma, a lista incluirá, na parte inferior de cada mensagem, o acesso correspondente para administrar a assinatura.

O LACNIC incorporará sistemas que permitam, na medida do possível, a detecção de contas usadas para violar a AUP. Por exemplo, podem ser usados e-mails de fora dos domínios do LACNIC, inseridos periodicamente na lista como um "honeypot".

As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente, sem que possam ser censuradas por LACNIC.

Em casos muito excepcionais, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando tal moderação e os motivos para isso. Por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer tipo que afetem o funcionamento normal da própria lista. Essa moderação será apenas por breves períodos de tempo, perfeitamente definidos, garantindo que as mensagens não sejam adiadas por mais tempo do que o estritamente necessário. Para isso, os moderadores terão o apoio da equipe.

A AUP é projetada com base no uso atual, como meio oficial de comunicação do PDP, da lista pública de políticas. No entanto, se além da lista, sistemas (como fóruns ou aplicativos) que façam o "replicado” da lista fossem usados no futuro (ou seja, tudo o que é publicado na lista é automaticamente publicado também nesses sistemas e vice-versa), serão aplicados com as mesmas condições ou tecnicamente equivalentes.

8.2. Incumprimentos do Uso Aceitável da Lista de Políticas

De acordo com o critério dos moderadores, os fatos a seguir poderiam constituir incumprimento da AUP:
a) Qualquer uso da lista contra o que é indicado na seção anterior, bem como anúncios não autorizados previa e explicitamente pelos moderadores, inclusive relacionados a qualquer processo eleitoral.
b) Os ataques pessoais, a linguagem ofensiva, a falta de respeito e o envio (ou reenvio) de mensagens privadas (salvo consentimento prévio e explícito dos envolvidos).
c) A resposta a mensagens inapropriadas.
d) As mensagens de resposta automática, pedidos de cancelamento ou alterações do e-mail e similares.

Além disso, se houver evidência:
e) Usar a lista para coletar contatos dos participantes e usá-los para enviar spam (qualquer e-mail não solicitado de forma prévia e explícita).
f) A tentativa de fraude a uma sanção, por exemplo, mediante o uso de e-mails alternativos.

Os moderadores poderão determinar outros fatos que também constituam um uso inaceitável.

8.3. Penalidades pelo incumprimento da AUP

Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.

A critério dos moderadores, a primeira violação da AUP pode implicar a suspensão temporária para enviar e-mails à lista durante 1 mês, prazo que poderá ser estendido até 1 ano, no caso de uma segunda violação. Incumprimentos sucessivos poderão resultar na suspensão por prazos mais longos.

As violações relacionadas aos processos eleitorais são consideradas extremamente graves, e poderiam supor a desqualificação como candidatos, bem como para nomear candidatos nos processos eleitorais do PDP durante 2 anos e até 4 anos, se repetidos.

Informações adicionais

Para implementar esta proposta, o LACNIC deverá estabelecer um mecanismo para que os assinantes existentes recebam e aceitem a AUP e o PDP, de modo que não sejam feitas distinções em suas condições de participação com os novos assinantes.

Se houver problemas com a implementação da proposta, devido ao sistema da lista (mailman ou similar), espera-se que possa entrar em vigor quando alcançar consenso, mesmo quando houver aspectos "técnicos" que não possam ser implementados imediatamente. Por exemplo, bastaria com enviar imediatamente a AUP para a lista de políticas sem limitar a possibilidade de escrever à lista e, depois, quando o sistema da lista permitir, seja pedida a aceitação para poder continuar escrevendo na lista.

Tempo de implementação

Imediata

Referências

É muito comum as listas de correios possuírem AUP, e inclusive é o caso de vários RIR. Para elaborar esta proposta foram considerados diferentes exemplos.

Apresentada em:

LACNIC 33 y 1/3 (20/08/2020)


Resumo

Esta proposta permite dispor de uma Política de Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP - Acceptable Usage Policy), que até agora não existia.

Justificativa(Descrever o problema que deseja solucionar)

Em várias ocasiões se produzem atividades fastidiosas e contrárias ao objetivo e espírito da lista de políticas, uso indevido da mesma, ataques vários e, inclusive casos de propaganda eleitoral.

É necessário que os participantes conheçam explicitamente o que pode e o que não pode ser feito na lista. Igualmente, as possíveis penalidades por seu incumprimento. Caso contrário, estamos condenados a uma repetição desses fatos, que prejudicam a comunidade toda.

A participação global, e com diferentes fusos horários, torna impossível que possa ser resolvida de forma permanente ou repetitiva com moderações temporárias da lista. Essa moderação quebra a abertura da mesma e, principalmente, sua dinâmica, que são fundamentais no Processo de Políticas, que indica que a lista deve ser "totalmente aberta". Qualquer forma de moderação constitui uma censura, mesmo que apenas seja temporária, e portanto quebra o princípio de abertura.

O próprio Código de Conduta de LACNIC (https://www.lacnic.net/4038/1/lacnic/codigo-de-conducta-de-la-comunidad-de-lacnic) especifica: “No caso de listas de correio, haverá instâncias em que existam políticas de uso aceitável que estabeleçam padrões adicionais aos contidos neste código. Todos os regulamentos específicos que porventura existam em listas de correio ou outros âmbitos, serão adicionais e complementares ao presente”. Isto é perfeitamente razoável, pois este Código de Conduta não foi aprovado pela comunidade por meio do PDP, mas pela organização e são âmbitos diferentes, embora às vezes, virtual ou pessoalmente, possa parecer que eles concordam. No entanto, é preciso especificar que a organização é um subconjunto da comunidade. E justamente o PDP é um âmbito totalmente diferenciado, exclusivo e com uma finalidade específica do resto das comunidades (exemplos membresia, NOGs, outras listas patrocinadas pelo LACNIC).

Texto atual

Não existe

Texto novo
Veja diff

(Nota: o seguinte texto deve ser adicionado ao PDP atual, possivelmente ao final do mesmo, de acordo com os critérios do LACNIC)

8. Política de Uso Aceitável (AUP) da Lista Pública de Políticas

8.1. Objetivo, Operação e Uso Aceitável da Lista Pública de Políticas

O único e exclusivo objetivo da Lista Pública de Políticas é a apresentação e discussão de aspectos de políticas, incluindo ideias, sugestões, propostas, resultados do PDP e aspectos claramente relacionados.

Salvo decisão prévia e explícita dos moderadores, qualquer discussão fora deste âmbito fica excluída1.

Apenas a Diretoria, Comissão Eleitoral e equipe do LACNIC poderão fazer anúncios em relação às eleições dos moderadores do PDP.

Apenas os moderadores poderão advertir aqueles que violarem a AUP e exercer as ações correspondentes, devendo anunciar sua decisão na lista. As suspeitas de incumprimento deverão ser informadas exclusivamente aos moderadores.

O LACNIC deverá implementar um sistema que garanta que os assinantes leiam o PDP e a AUP e confirmem a sua aceitação. Caso contrário, só poderão receber mensagens da lista. Se forem enviados lembretes de assinatura, deverão lembrar também a AUP.

Da mesma forma, a lista incluirá, na parte inferior de cada mensagem, o acesso correspondente para administrar a assinatura.

O LACNIC poderia incorporar sistemas que permitam, na medida do possível, a detecção de contas usadas para violar a AUP.

As mensagens da lista são arquivadas e estão disponíveis publicamente. A integridade do arquivo não poderá ser modificada, exceto por mecanismos legais.

Em casos muito excepcionais2, os moderadores poderão decretar a moderação temporária da lista, informando sobre a referida moderação e os motivos para isso. Essa moderação será apenas por breves períodos de tempo, perfeitamente definidos, garantindo que as mensagens não sejam adiadas por mais tempo do que o estritamente necessário. Para isso, os moderadores terão o apoio da equipe.

A AUP é projetada com base no uso atual, como meio oficial de comunicação do PDP, da lista pública de políticas. Será aplicada com as mesmas condições ou tecnicamente equivalentes, se além da lista forem usados sistemas (fóruns, aplicativos, outros) que realizem a "replicação bidirecional" da lista.

8.2. Incumprimentos do Uso Aceitável da Lista de Políticas

De acordo com o critério dos moderadores, os fatos a seguir poderiam constituir incumprimento da AUP:
a) Uso da lista contra a AUP.
b) Ataques pessoais, linguagem ofensiva, falta de respeito e envio ou reenvio de mensagens privadas (salvo consentimento prévio e explícito dos envolvidos).
c) Resposta a mensagens inapropriadas.
d) Mensagens de resposta automática, pedidos de cancelamento ou alterações de e-mail e semelhantes.

Além disso, se houver evidência:
e) Usar a lista para coletar contatos de participantes e usá-los para enviar spam (qualquer e-mail não solicitado de forma prévia e explícita).
f) A tentativa de fraude a uma sanção, por exemplo, mediante o uso de e-mails alternativos.

Os moderadores poderão determinar outros fatos que também constituam um uso inaceitável.

8.3. Penalidades pelo incumprimento da AUP

Quando os moderadores devam tomar uma decisão em relação ao incumprimento da AUP, levando em conta a participação global da lista, deverão considerar aspectos culturais e diferenças de idioma.

A critério dos moderadores, a primeira violação da AUP pode levar à suspensão temporária para enviar e-mails à lista durante 1 mês, período que poderá ser prorrogado em caso de incumprimentos sucessivos.

Além disso, os incumprimentos relacionados aos processos eleitorais são considerados extremamente graves e deverão ser comunicados à Diretoria e Comissão Eleitoral.

1 A título de exemplo, são excluídos os anúncios de eventos, CfP (Call for Papers, chamadas), publicidade de qualquer natureza (inclusive eleitoral) e comentários a favor ou contra candidatos.
2 Por exemplo, para evitar "ataques" de qualquer tipo que afetem o funcionamento normal da própria lista.

Informações adicionais

Para implementar esta proposta, o LACNIC deverá estabelecer um mecanismo para que os assinantes existentes recebam e aceitem a AUP e o PDP, de modo que não sejam feitas distinções em suas condições de participação com os novos assinantes.

Se houver problemas com a implementação da proposta, devido ao sistema da lista (mailman ou similar), espera-se que possa entrar em vigor quando alcançar consenso, mesmo quando houver aspectos "técnicos" que não possam ser implementados imediatamente. Por exemplo, bastaria com enviar imediatamente a AUP para a lista de políticas sem limitar a possibilidade de escrever à lista e, depois, quando o sistema da lista permitir, seja pedida a aceitação para poder continuar escrevendo na lista.

Se necessário, para verificar violações da AUP, podem ser usados mecanismos como, por exemplo, e-mails de fora dos domínios do LACNIC, inseridos periodicamente na lista a modo de "honeypot".

Tempo de implementação

Imediato

Referências

É muito comum as listas de correios possuírem AUP, e inclusive é o caso de vários RIR. Para elaborar esta proposta foram considerados diferentes exemplos.

Precisamente tanto no AFRINIC quanto no RIPE, documentos equivalentes estão sendo trabalhados.

Apresentada em:

LACNIC 36 (12/10/2021)